Como Prolongar a Vida das Luvas de Boxe

Após as Olimpíadas, nota-se um interesse por esportes variados em todo o país. Dentre as grandes estrelas de 2024 estão a ginástica artística, o judô e a marcha atlética. No entanto, para praticar uma atividade física é necessário mais do que apenas vontade, mas um local para fazê-lo e meios financeiros. Para a maioria das pessoas, o mais fácil acesso são as academias que costumam oferecer aulas variadas e dentre elas está o boxe. Para praticá-lo, há a necessidade de alguns equipamentos, dentre eles as luvas de boxe. Aprenda, hoje, como prolongar a vida das luvas de boxe.

Qual a origem boxe?

Os primeiros registros de boxe, acredita-se ser por volta de 3 mil a.C. no Egito. Estima-se diversas versões a respeito de como as lutas eram vistas no antigo Egito e a mais popular entre os arqueólogos é de que o boxe era um esporte perpetuado durante as festas faraônicas.

Foi somente séculos depois que, na Grécia Antiga, o boxe ganhou reputação e muitos praticantes. Tamanha é a paixão dos gregos por combates esportivos que é no século VII que o boxe é aceito oficialmente como um esporte olímpico.

Quando o boxe veio para o Brasil?

O boxe é um esporte que chegou no Brasil no início do século XX, tendo a cidade de São Paulo como palco para a primeira luta oficial no ano de 1913. O atleta chamado de Apolo brasileiro foi um dos participantes desse embate e um dos pioneiros no esporte. Ao longo do século, no Brasil e no mundo, o boxe deixou de ser um esporte exclusivo de “cavalheiros” e passou a permear as outras classes chegando ao patamar em que o conhecemos hoje.

Qual é a finalidade do boxe?

Tal qual outras diversas modalidades de luta, no boxe, o objetivo do lutador é nocautear o adversário. Caso isso não ocorra, a vitória é decretada pela marcação de pontos em razão dos golpes.

Para que serve o boxe?
Assim como diversos outros esportes, o boxe oferece um conjunto de melhorias na saúde do praticante. Os ganhos como massa muscular ou emagrecimento, são sempre variantes em função do tipo físico de cada pessoa, condições genéticas, dieta e tempo de prática.

  • Autodefesa: Desenvolver habilidades de combate que podem ser úteis para proteção pessoal.
  • Condicionamento físico: Melhorar a resistência cardiovascular, força, e coordenação.
  • Disciplina e foco: Ensinar disciplina, autocontrole, e concentração mental.
  • Redução de estresse: Proporcionar uma forma intensa de liberar o estresse e a tensão.
  • Aprimoramento da confiança: Aumentar a autoconfiança e a autoestima através da superação de desafios.
  • Competição esportiva: Oferecer uma plataforma para competições em níveis amador e profissional.
  • Melhoria da saúde mental: Contribuir para o bem-estar psicológico, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão.
  • Habilidades de coordenação: Desenvolver a coordenação motora fina e grossa, além de reflexos rápidos.
  • Socialização: Proporcionar um ambiente de socialização e camaradagem entre praticantes.
  • Perda de peso: Ajudar na queima de calorias e na perda de peso através de treinos intensos.
O que precisa para fazer aula de boxe?

Para praticar boxe, é necessário um conjunto básico de equipamentos que garantam sua segurança e proporcionem maior eficácia nos treinos. Aqui estão os principais:

  • Luvas de boxe
  • Bandagens para as mãos
  • Protetor bucal
  • Protetor de cabeça
  • Saco de pancadas
  • Corda de pular
  • Manoplas
  • Roupa apropriada
  • Protetor de tórax (para mulheres)

É lógico que nem todos tem acesso e espaço para adquirir a lista completa, deixando equipamentos mais específicos para o local de treino. No entanto, as faixas e as luvas de boxe são imprescindíveis.

Ambos os materiais, por serem compostos de tecidos variados, e ficarem diretamente em contato com a pele, acabam por serem os que mais sujam. Além da pele que nosso corpo está sempre regenerando, há também o suor, que é o culpado pelos odores que as luvas de boxe acabam desenvolvendo.

As faixas são muito mais fáceis de serem higienizadas, porém as luvas de boxe não podem ser viradas do avesso para serem limpas e secarem apropriadamente.

Dentre vários truques que os lutadores usam estão as dicas de deixar as luvas de boxe secando ao Sol pelo máximo de tempo possível ou também colocar papel para sugar a umidade. Porém, só isso não resolve a questão do cheiro ruim.

Como tirar o mau cheiro da luva de boxe?

Para evitar o mau cheiro nas luvas de boxe é preciso combater a umidade. A sílica gel ajuda a retirar o mau cheiro das luvas de boxe ao absorver a umidade que se acumula dentro delas após o uso. A umidade nas luvas, causada pelo suor das mãos, cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, que são os principais responsáveis pelo mau odor.

Ao colocar os sachês de sílica gel dentro das luvas após o treino, o dessecante absorve a umidade, reduzindo significativamente as condições que favorecem o desenvolvimento de microorganismos. Isso não só diminui o mau cheiro, mas também ajuda a prolongar a vida útil das luvas, mantendo-as secas e livres de mofo e bactérias.

Para um melhor resultado de forma ainda mais rápida, você pode combinar os sachês de carvão vegetal ativado junto aos sachês de sílica gel.

O carvão vegetal ativado é eficaz na remoção do mau cheiro das luvas de boxe devido à sua estrutura altamente porosa, que permite a adsorção de moléculas responsáveis pelos odores.

A superfície do carvão vegetal ativado possui milhões de pequenos poros, o que aumenta significativamente sua área de superfície. Isso permite que ele capture e retenha moléculas de compostos orgânicos voláteis (COVs) e outras substâncias liberadas pelo suor e pela atividade bacteriana dentro das luvas. Ao aprisionar essas moléculas, o carvão vegetal ativado neutraliza os odores ruins e contribui para um ambiente mais fresco dentro das luvas, tal qual nos tênis, como é o caso do chulé:
https://silicasul.com.br/blog/se-livre-do-chule/

Além de neutralizar odores e reduzir a umidade dentro das luvas, os sachês de carvão vegetal ativado e os sachês de sílica gel, criam um ambiente menos propício para a proliferação de bactérias e fungos.

Portanto, ao utilizar os sachês de carvão vegetal ativado e os sachês de sílica gel dentro das luvas, você está reduzindo significativamente a probabilidade de cheiro ruim e com isso, prolongando a vida útil das luvas de boxe.

Caso você não saiba onde encontrar sachês de carvão vegetal ativado e sachês de sílica gel, entre em contato conosco pelos comentários ou pelo telefone: (51) 99226-5084. Você pode conferir mais sobre nossos produtos em nosso site: https://www.silicasul.com.br/

Já conhecia essas dicas sobre Como Prolongar a Vida das Luvas de Boxe? Fazia ideia de que era tão fácil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *