Sílica gel e cozinha combinam?

A cozinha é o coração de toda e qualquer casa ao redor do mundo. Muitos países são conhecidos por sua gastronomia, pratos específicos, tradições culinárias ou restaurantes. Entre reality shows que mantém milhares sentados em suas poltronas em casa ou competições pelo título de país com melhor prato, a culinária é um amor que movimenta milhões. O que muita gente não sabe é que sílica gel e cozinha combinam e você irá descobrir como hoje.

As massas e lasanhas italianas, os croissant franceses, os sushis japoneses, yakisobas… Muitos países tem pratos que são conhecidos mundialmente e cozinhados por todo o globo. Nem sempre o local de criação de um prato é considerado o melhor na execução dele, por exemplo, a pizza. Apesar de ser tradicional da cozinha italiana, o Brasil tem ganhado a competição de melhor pizza a cada ano já há algum tempo. O que diferencia uma cozinha da outra e a torna especial é a mão do cozinheiro e o tempero que ela porta.

Assim como os indianos são apaixonados por curry, brasileiros são por cebola e alho. No entanto, quando a pessoa decide se aprofundar na cozinha, mais e mais temperos vão surgindo. Alguns caros em formatos de ervas, outros já refinados e prontos para uso em formato de pó. Tudo varia de acordo com o gosto de cada um.

Quais são os tipos de temperos?

  1. Ervas frescas e secas
  2. Especiarias
  3. Misturas de especiarias
  4. Raízes e bulbos
  5. Pimentas
  6. Temperos líquidos e molhos
  7. Sais especiais
  8. Outros temperos

Alguns temperos são mais comuns em algumas regiões e outros exclusivos. Apesar de o mercado ofertar uma infinidade deles, alguns são somente encontrados na sessão de importado ou em lojas especializadas. Isso quando são encontrados.

Além de potencializar o sabor dos alimentos, o uso de temperos e especiarias na cozinha agrega benefícios nutricionais e propriedades terapêuticas. Muitas especiarias, como o açafrão-da-terra e o gengibre, possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fortalecem o sistema imunológico. Incorporá-los na alimentação diária é uma forma simples de melhorar a saúde.

Outro aspecto interessante é a versatilidade dos temperos e especiarias. Eles podem ser usados para transformar pratos salgados e doces, em receitas tradicionais ou criativas. Canela, cravo e noz-moscada, por exemplo, são especiarias frequentemente usadas tanto em sobremesas quanto em pratos salgados. A páprica, por sua vez, pode dar um toque defumado e intenso a carnes e vegetais.

Para quem busca aprimorar suas habilidades na cozinha, entender a importância dos temperos e especiarias é fundamental. Aprender a equilibrar sabores e aromas faz toda a diferença no resultado final de uma receita. Além disso, experimentar diferentes combinações é uma ótima maneira de desenvolver o próprio estilo culinário e impressionar quem for degustar.

Quais são os 20 temperos mais usados?

  • Sal – Base de quase todas as receitas, intensifica o sabor dos alimentos.
  • Pimenta-do-reino – Popular em quase todos os tipos de cozinha, oferece leve ardência e complexidade.
  • Alho – Usado em carnes, molhos, massas e vegetais, adiciona sabor marcante.
  • Cebola – Essencial em refogados, sopas e molhos, complementa diversos pratos.
  • Louro – Muito usado em caldos, feijoadas e ensopados, dá um aroma especial.
  • Orégano – Clássico em pratos italianos, especialmente pizzas, massas e molhos.
  • Salsa (salsinha) – Usada fresca em saladas, sopas e para decorar pratos.
  • Coentro – Comum na culinária latina e asiática, seu sabor é marcante e polarizador.
  • Cominho – Essencial em pratos latinos e indianos, especialmente em carnes e ensopados.
  • Manjericão – Com sabor fresco, é ótimo para molhos de tomate, pizzas e saladas.
  • Alecrim – Usado em carnes, batatas e pães, seu sabor é marcante e aromático.
  • Tomilho – Versátil, combina com carnes, aves, peixes e vegetais.
  • Páprica – Em versões doce, picante ou defumada, adiciona sabor e cor a pratos.
  • Gengibre – Usado fresco ou em pó, é comum em pratos asiáticos e doces.
  • Noz-moscada – Em pequena quantidade, adiciona sabor a molhos brancos e purês.
  • Canela – Usada em sobremesas e pratos salgados, como ensopados e molhos.
  • Açafrão-da-terra (cúrcuma) – Dá cor e sabor a pratos indianos e brasileiros.
  • Pimenta-calabresa – Em flocos, é ideal para massas, molhos e pratos apimentados.
  • Hortelã – Fresca, é usada em saladas, molhos e na culinária árabe.
  • Sálvia – Popular em pratos com manteiga, carnes e recheios, tem sabor marcante.

É mais prático ter os temperos em pó, pois isso agiliza o processo de cozinhar em si. A questão é que, considerando os dias atuais, tirar tempo para cozinhar é uma atividade de finais de semana. Os temperos comprados para um determinado prato pode não ser utilizado com tanta frequência e dessa forma acabam esquecidos no armário. Não seria grande surpresa, abrir o armário após um certo tempo e encontrar os temperos mofados.

Como fazer os temperos durarem mais?

Simples: sílica gel.

A sílica gel é um aliado eficaz na conservação de temperos, ajudando a prolongar sua vida útil e preservar o sabor e o aroma originais. A principal razão para isso é sua capacidade de absorver e reter a umidade do ambiente, que pode ser prejudicial para os temperos.

Temperos e especiarias contêm óleos essenciais e compostos voláteis que lhes conferem sabores e aromas característicos. No entanto, quando expostos à umidade, esses compostos se deterioram mais rapidamente, levando à perda de intensidade de sabor e aroma. Além disso, a umidade pode fazer com que temperos em pó, como alho, cebola, cúrcuma e pimentas, se aglutinem ou formem grumos, dificultando o uso e comprometendo a qualidade.

Outro problema da umidade excessiva é o desenvolvimento de microorganismos, como fungos e bactérias, que podem danificar os temperos e torná-los impróprios para consumo. É aqui que a sílica gel entra como uma solução prática. Como ela é um material higroscópico, ou seja, altamente absorvente de água, retira a umidade do ar ao seu redor e cria um ambiente seco e protegido para os temperos. Isso reduz a chance de proliferação de microorganismos e impede a formação de mofo.

Para saber mais curiosidades sobre a sílica gel, acesse o post:

https://silicasul.com.br/blog/curiosidades-que-ninguem-conta-sobre-silica-gel/

Considerando que a sílica gel é capaz de prolongar a vida útil dos temperos ao manter o ambiente seco, preservando os compostos essenciais que dão sabor e aroma, evitando a aglomeração e prevenindo a degradação microbiana. Essa simples medida ajuda a conservar temperos frescos e saborosos por muito mais tempo. Pode encomendar a sua pelo nosso site: https://www.silicasul.com.br/fale-conosco/

Para quem só gosta de cozinhar, descobrir que sílica gel e cozinha combinam pode ser um choque. Manter a paixão em foco e exercitando as habilidades se torna mais fácil quando os temperos de alta qualidade são mantidos a salvo.

Você já sabia que sílica gel e cozinha combinam? Conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *