Como se livrar do cheiro de roupa guardada?

Quase todo mundo já teve que tirar uma roupa guardada há muito tempo no armário e se deparou com um cheiro característico nada agradável. É comum isso acontecer em todos lares, já que o Brasil é um país tropical e a culpada do odor desagradável é a umidade. Aprenda como se livrar do cheiro de roupa guardada para sempre e nunca mais sinta uma surpresa ruim.

Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, dois dos três trópicos existentes cortam o território nacional. Com climas que vão desde o eterno verão no norte do país ao invernos com presença de neve no sul, todos possuem áreas do armário que só são abertas em determinadas ocasiões.

Festas, casamentos ou roupas específicas de estações podem passar meses guardadas no fundo das prateleiras sem ver uma máquina de lavar ou a luz do Sol. É comum sentir um cheiro ruim ao retirar essas roupas do armário e muitas pessoas não sabem porque isso acontece. Descubra o porque, como se livrar e evitar do odor pungente em roupas guardadas ou até mesmo, logo após secar.

Porque a roupa fica com cheiro de guardado?

Não existe um motivo mirabolante para a presença do cheiro ruim. Isso ocorre em decorrência do excesso de umidade. Se a roupa permanecer úmida por tempo demais, ocorre a proliferação de microorganismos que causam o cheiro. Em roupas esquecidas no armário, isso ocorre em decorrência da umidade presente noa r que vai se acumulando com o passar do tempo. No entanto, o cheiro ruim também pode afetar roupas que estavam secando ou que ficaram de molho em demasia.

Nas regiões do Sul do país onde dias chuvosos e frios podem aumentar o tempo de secagem das roupas, é mais comum ter que lidar com o “cheiro de guardado”. Estações como o inverno se tornam uma dor de cabeça.

Ainda assim, ninguém está livre daquela roupa específica para ocasiões especiais. Praticamente todos tem uma. Mesmo em locais como o norte do brasil, onde o calor é constante, as roupas especiais podem ser acometidas pela umidade do ar.

Outro aspecto é o acúmulo de poeira e partículas nas roupas quando não são utilizadas regularmente ou não são armazenadas corretamente. Essas partículas podem impregnar nas fibras do tecido, causando um cheiro característico de “guardado”. Além disso, se as roupas não forem lavadas ou higienizadas antes de serem guardadas por períodos prolongados, elas podem reter odores residuais de suor, perfume e outros resíduos corporais, contribuindo para a sensação de “cheiro de guardado”.

Se é tão comum e fácil que a roupa fique entranhada com cheiro ruim, como como se livrar do cheiro de roupa guardada?

O que fazer para tirar cheiro ruim do guarda-roupa?

  • Ventilação: Coloque as roupas ao ar livre em um local arejado e ensolarado por algumas horas. A exposição ao ar fresco e à luz solar pode ajudar a eliminar odores indesejados.
  • Bicarbonato de sódio: Polvilhe bicarbonato de sódio sobre as roupas e deixe agir por algumas horas ou durante a noite antes de lavá-las. O bicarbonato de sódio é conhecido por absorver odores.
  • Vinagre branco: Adicione meia xícara de vinagre branco à água de enxágue durante a lavagem das roupas. O vinagre ajuda a neutralizar odores e amacia as fibras dos tecidos.
  • Óleos essenciais: Adicione algumas gotas de óleos essenciais com propriedades antibacterianas e desodorizantes, como lavanda, hortelã-pimenta ou eucalipto, à água de enxágue ou ao ciclo de secagem das roupas.
  • Carvão vegetal ativado: Coloque sachês de carvão ativado entre as roupas guardadas para absorver odores e umidade.
  • Limpeza do armário: Certifique-se de que o armário ou espaço de armazenamento das roupas esteja limpo e livre de mofo e umidade. Use produtos de limpeza adequados para desinfetar e desodorizar o ambiente.
  • Aromatizadores naturais: Pendure sachês de ervas secas, como lavanda, alecrim ou hortelã, dentro do armário para um aroma natural e fresco.
  • Sílica gel: Previne o cheiro ruim nas roupas devido à sua capacidade de absorver a umidade e controlar a umidade relativa do ambiente.

Como não deixar as roupas com cheiro de guardado?

Com todas as dicas acima é possível evitar o cheiro ruim, mas a solução que economiza maior dor de cabeça é a combinação entre sílica gel e carvão vegetal ativado. Com um custo benefício excelente, o uso da dupla em armários, gavetas e até estoques podem economizar tempo e dinheiro.

Tanto a sílica gel quanto o carvão vegetal ativado são eficazes na prevenção do cheiro ruim nas roupas devido às suas propriedades absorventes e desodorizantes. A sílica gel é conhecida por sua capacidade de absorver a umidade do ambiente, impedindo assim o crescimento de fungos e bactérias que podem causar odores desagradáveis nas roupas. Ao manter as roupas secas e livres de umidade excessiva, a sílica gel ajuda a prevenir a proliferação de microorganismos causadores de maus odores.

Pode conferir mais sobre o efeito de sílica gel nas roupas aqui em nosso blog: https://silicasul.com.br/blog/como-manter-vestidos-de-formatura-bonitos/

Por outro lado, o carvão vegetal ativado é um agente desodorizante natural que absorve compostos orgânicos voláteis responsáveis pelos odores indesejados. O carvão vegetal tem uma estrutura porosa que lhe confere uma grande área de superfície, permitindo que ele capture e retenha moléculas odoríferas. Quando colocado próximo às roupas, o carvão vegetal ativado atua como um filtro, absorvendo e neutralizando os odores residuais presentes nos tecidos.

Ao utilizar tanto a sílica gel quanto o carvão vegetal ativado em conjunto, é possível obter um efeito sinérgico na prevenção do cheiro ruim nas roupas. Enquanto a sílica gel controla a umidade e impede a proliferação de microorganismos, o carvão vegetal ativado trabalha na eliminação dos odores já presentes nas fibras dos tecidos. Dessa forma, a combinação desses dois agentes desodorizantes pode ajudar a manter as roupas frescas, secas e livres de odores desagradáveis por períodos prolongados.

Com a combinação dessa dupla, nunca mais será preciso indagar como se livrar do cheiro de roupa guardada. É preciso apenas se manter atento quando à validade dos produtos. S sílica gel precisa ser trocada após certo período de tempo, pois chegou ao limite da absorção. Ao usar os sachês de sílica gel e carvão ativado, é fácil trocá-los ou distribuí-los dentro do armário conforme as necessidades.

Todas as dicas acima se aplicam também às prateleiras de estoques de todos os tipos de lojas.

Gostou da dica? Quer encomendar sachês de sílica gel e de carvão vegetal ativado? Entre em contato conosco em nosso site: https://www.silicasul.com.br/fale-conosco/

Ou deixe um comentário abaixo que nossa equipe entrará em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *